Webinar 10 de novembro
Assista à gravação da webinar aqui
Dia: 10 de novembro - SEGUNDA FEIRA
Horário: 19h do Brasil - 21h de Portugal
Temática Geral: Educação Sexual e vídeogames
- Temática 1: Sexo e adição aos videojogos: o caso do GTA
Os videojogos tornaram-se um gigante da indústria do entretenimento à escala global. Crianças, jovens e adultos jogam-nos em diversos dispositivos e cada vez mais em rede. Escondidos nas inovações tecnológicas e nos estratagemas potencialmente aditivos, os conteúdos violentos e sexistas dos videojogos são frequentemente menosprezados pelas famílias e escolas.
Nesta comunicação, discute-se o argumento misógino, sexista e violento de um dos videojogos mais disseminados por crianças e jovens, apesar da sua classificação para adultos. Os efeitos da exposição prolongada a este tipo de narrativas e imagens de alta definição, aliados à experiência emocional inerente ao papel ativo do jogador nos diversos ambientes do jogo, têm suscitado diversas interrogações socioeducativas que aqui são postas em debate.
Fernando Moreira Marques é Licenciado em História da Arte; Pós-graduado, Mestre e Doutorando em Ciências da Educação. Professor, formador de professores e membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. Membro da Equipa Docente e de Formação do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Coimbra da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”. Autor de publicações e comunicações nas áreas de História da Educação e Sexualidade, Género e Media.
- Temática 2: Educação Sexual e Games: é possível usar a tecnologia de forma positiva?
Resumo:
Resumo: Neste webinar, discute-se a experiência de construção e aplicação de games como ferramentas educacionais. Serão abordados casos práticos do uso de games para abordar temas relacionados à educação sexual. Apresentando exemplos de games produzidos com a ferramenta brasileira www.fazgame.com.br, que propiciam a discussão sobre temas como DST´s e diversidade sexual.
Carla Zelter - Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela PUC-RJ. Bacharel em informática pela UFRJ. Formação em Empreendedorismo pela Syracuse University. 20 anos de experiência em Tecnologia da Informação e Gestão de Negócios. Foi sócia da KGP2, empresa de tecnologia para o segmento de shopping centers. Foi fundadora e diretora da Zeltzer Projetos Educacionais, responsável pela criação e aplicação do Sistema de Ensino Aprender a Empreender, aplicado na Escola de Empreendedorismo e em instituições educacionais para crianças, jovens e adultos. Experiência na concepção, planejamento e desenvolvimento de ferramentas de tecnologia para Educação Empreendedora (Ensino à distância e jogos eletrônicos). Fundadora da TecZelt e co-criadora do FazGame - ferramenta de autoria onde alunos criam games educacionais, sem conhecimento de design e programação.
Organização: GRUPO EDUSEX/LabEduSex - UDESC
Professoras:
Vera Márcia Marques Santos
Gabriela Dutra de Carvalho
Graziela Raupp Pereira
Luciana Kornartizk
Apoio Técnico
Dhilma Freitas - GEISEXT /IEUL e EDUSEX/UDESC
Isabel Chagas - GEISEXT /IEUL
Marta Caserito - GEISEXT /IEUL
Dulce Mourato - GEISEXT /IEUL
Marisalva Fávero - Observatório da Sexualidade - ISMAI
Célia R. Rossi - GSEXs - UNESP de Rio Claro
Esta webinar será GRATUITA, não sendo necessário fazer inscrição prévia!