Webinar 28 de Junho - HIV/SIDA/AIDS

 18horas BR ( Brasília) - 22 horas PT

 
Assista à gravação da webinar AQUI
 

Questões éticas na prevenção e proteção do HIV/SIDA - novos problemas, novas soluções 

Resumo:

Adolescentes e jovens apropriam-se gradativamente das decisões e rumos das suas vidas, desde muito cedo. Porém, diversos fenômenos psicossociais vivenciados podem agravar a qualidade dos cuidados referentes à prevenção de IST/HIV/Aids, do conhecimento sobre seu estado sorológico e da retenção ao tratamento. Abordar estas temáticas junto destes públicos nem sempre é uma tarefa fácil, pois é difícil “entrar” na vida dos/as adolescentes e jovens.
Uma das metodologias que tem vindo a ser implementada, há algum tempo, com resultados bastante positivos, é a Educação pelos Pares, implementada pelos Centros de Aconselhamento e Orientação de Jovens da FPCCSida. Mas como intervir? Como chegar a estes/as jovens, que têm acesso a um enorme manancial de informação, mas continuam alheados das diversas formas de prevenção e acabam comprometendo as suas vidas através de comportamentos e práticas de risco? Que questões éticas se colocam nos programas de Educação pelos Pares? Poderemos colocar na “mão” desses pares educadores essa responsabilidade? Como preparar estes/as jovens para uma intervenção junto dos seus pares? Estas, e outras questões, serão abordadas  nesta webinar que trará à discussão muitos aspetos de natureza ética nas questões da prevenção da AIDS/SIDA. 

 
Convidados

Kelly Portolan 

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Metodista-IPA (RS). Colaboradora do Centro de estudos de DST/HIV/AIDS do Rio grande do sul (CEARGS).Participou do grupo de doenças infecciosas da Pós-Graduação de Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de DST/ HIV/AIDS e hepatites Virais, Drogas, comportamentos de risco, saúde pública, crianças e adolescentes e direitos humanos. Atualmente associada da UDIST (International Union against Sexually Transmitted Infections.

Resumo:

Muitas são as estratégias utilizadas para a promoção da prevenção de DST/HIV/Aids para adolescentes e jovens. Algumas mais centradas na transmissão de informações a partir do protagonismo dos profissionais da saúde e da educação e outras começam a valorizar a construção de uma linguagem a partir dos próprios adolescentes e jovens envolvidos nas problemáticas. Sabe-se que adolescentes e jovens passam a se apropriar gradativamente sobre as decisões e rumos das suas vidas, porém os fenômenos psicossociais (aceitação social, estigma, discriminação, sensação de onipotência, etc.) vivenciados agravam a qualidade dos cuidados referentes à prevenção de DST/HIV/Aids, do conhecimento sobre seu estado sorológico e da retenção ao tratamento. Na maioria das vezes, as informações corretas, insumos preventivos e os serviços de saúde não estão acessíveis a esse público. Grupos marginalizados, como jovens gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), explorados sexualmente, usuários de drogas e em cumprimento de medidas sócio-educativas tem ainda mais dificuldades de acesso às medidas preventivas e aos serviços de saúde. Por isso, proponho a discussão de se pensar a prevenção a partir do diálogo entre pares, construindo um trabalho de prevenção de adolescente/jovem para adolescente/jovem, no qual o papel do profissional da saúde e educação é instrumentalizar lideranças juvenis com conhecimento acerca da prevenção, para que eles sejam multiplicadores da prevenção e falem a partir da linguagem que é reconhecida e tenha significado entre seus pares.

 

Filomena Frazão de Aguiar 

Licenciada em Psicologia do Trabalho e das Organizações e em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.  Mestre em Sida: “Da Prevenção à Terapêutica” pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Atualmente é presidente do Conselho de Administração da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra A Sida” e coordenadora dos diversos Centros de Aconselhamento e Orientação de Jovens CAOJ. Tem desenvolvido uma intensa atividade na área da Prevenção da SIDA e de outras IST, publicando diversos artigos sobre Aconselhamento VIH/SIDA e a Importância das ONG’s e do Voluntariado na Luta Contra a Sida, bem como dos Cursos de Formação de Voluntários Universitários no âmbito do Projeto Nacional de Educação pelos Pares.

Paralelamente, membro do Conselho Nacional do Combate à Droga e à Toxicodependência, onde representa as ONGs e as Associações Civis da área da SIDA; do Fórum Nacional da Sociedade Civil para o VIH/SIDA; da WHO European Network for Prison and Health; da European Aids Action Europe; da rede SUPPORT - GCWA (The Global Coalition on Women and Aids) e do Fórum Nacional do Álcool e Saúde.

Tem sido coordenadora de Estágios Curriculares na área da Psicologia Clínica, de estágios de Mestrados na área da Educação Social, Recursos Humanos e da Psicologia Clínica, Jurídica e Forense e na área de Criminologia. É Tutora de Estágios Profissionais à Ordem dos Psicólogos.

Tem sido bolseira da International Aids Society (IAS) para apresentar comunicações e/ou posters científicos nas Conferências Mundiais de Sida.

 

Resumo:

A Educação pelos Pares é uma metodologia utilizada na promoção da saúde, na prevenção da doença e dos comportamentos de risco. O Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” conta com a valiosa contribuição de jovens voluntários/as universitários/as, na faixa etária dos 18-22 anos, e que são provenientes de diversos cursos, sobretudo, de Medicina, Psicologia e Comunicação. Estes/as jovens voluntários/as recebem formação científica e pedagógica para atuarem, junto dos/as alunos/as das escolas do ensino básico e secundário, parceiras neste projeto, como Pares Educadores. Por um lado, estes/as jovens voluntários/as revelaram que a formação pedagógica recebida se reveste de bastante interesse e utilidade para a concretização do PNEP. Por outro lado, a formação pedagógica, a organização e as estratégias utilizadas pelas professoras dos Centros de Aconselhamento e Orientação de Jovens - CAOJ, corrobora a utilidade da sua intervenção junto de alunos mais jovens. Das suas experiências e vivencias na concretização do PNEP, salientam vários aspetos positivos, nomeadamente o “Clima de total abertura” e a “Elevada interação entre os voluntários e as professoras”. Quanto os motivos para a adesão ao PNEP referem, entre outros: “ajudar os jovens a ter acesso a informação sobre VIH e prevenção de outras IST”; “participar em projetos de voluntariado”; “obter enriquecimento pessoal e profissional” e “fazer parte de um projeto interessante e contribuir para a alteração de comportamentos e mentalidades”. Consideramos, pois, que os resultados alcançados, nas diversas edições anuais do PNEP, legitimam a importância da formação científica e pedagógica dos/as jovens voluntários/as na consecução deste projeto e evidenciam pontos fortes deste programa a dar relevo em edições futuras.

 

Ligações úteis:

 

 

 

Organização

  

 

 

 
Apoio Técnico
 Dhilma de Freitas
 
Gabirela Dutra de Carvalho
 
Graziela Raupp Pereira
Isabel Chagas
Marisalva Fávero
Vera Márcia  Marques Santos
Marta Caseirito
Paula Cristina de Almeida Costa
Dulce Mourato

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Dhilma de Freitas
GRUPOS  GEISEXT – Portugal e LabEdusex e EDUSEX - Brasil

Pedagoga, Especialista em Educação Sexual e Mestre em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/Brasil, doutora em TIC e Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - IEUL/ PT

Foi professora da disciplina de Educação e Sexualidade no Centro de Educação a Distância da CEAD-UDESC

 Atualmente atua como  formadora de pais, mães e professores/as em educação sexual, na modalidade presencial e e-learning, no EducaSex- Espaço de Formação em Educação Sexual

Gabirela Dutra de Carvalho
 
 
Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Brasil - Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC). Grupo EDUSEX – Grupo de Pesquisa formação de educadores e educação sexual e LabEdusex Laboratório de Educação sexual. Brasil
  • Educadora, pesquisadora e extensionista do Grupo EDUSEX. Membro  do Laboratório Educação e Sexualidade – LabEduSex - CEAD/UDESC
  • Membro dos Grupos de Pesquisa: Formação de Educadores e Educação Sexual (EDUSEX/UDESC) e do Grupo de Pesquisa Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício CNPq/UDESC/CEFID
  • Coordenadora do Programa de Extensão Programa de Extensão Formação de Educadores e Educação Sexual: interfaces com as tecnologias
  • Mestre  em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Professora Assistente no CEAD/UDESC.
  • Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará, especialização em Análise Semântica pela PUC -São Paulo; mestrado em Educação, Comunicação e Tecnologia pela Universidade do Estado de Santa Catarina
  •  Chefe de Departamento e Coordenadora do Curso de Pedagogia a Distância da UDESC/CEAD
  • Atua na Educação, com ênfase em Sexualidade Humana e Formação de professores, com os temas: Educação Sexual, Sexualidade Adolescente, Sexualidade e Infância.
Graziela Raupp Pereira
 
Universidade do Estado de Santa Catarina, Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual/Edusex/CNPq/Udesc, Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade CNPq/Udesc e Laboratório de Educação Sexual/LabEdusex/Cead - Brasil.
  • Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Aveiro/UA, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO e Universidade de Lisboa/UL, 2010, 2011 e 2014.
  • Doutorado em Ciências da Educação/ UA, 2007, especialização em Psicopedagogia Clínica pela Universidade do Sul de Santa Catarina/ UNISUL, 2003 e Licenciatura em Pedagogia Habilitação Orientação Educacional/ UDESC, 2001. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual/EDUSEX/CNPq/UDESC, do Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade CNPq/UDESC e do Laboratório de Educação Sexual/LabEdusex/CEAD- Brasil.
  • Docente do Centro de Educação a Distância/UDESC.Coordenadora Pedagógica EaD do Centro de Ensino Superior da Polícia Militar de Santa Catarina/ CEPM.
  • Consultora do  Instituto de Consultoria Educacional e Pós-graduação / ICEP.
  • Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu Educação, Direitos Humanos e Sexualidade do ICEP.
  • Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente na Formação de Professores e de Educadores, com os temas: Sexualidade, Educação Sexual, Educação para a Saúde, Educação a Distância e as novas metodologias de aprendizagem com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Isabel Chagas
 
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), Grupo GEISEXT. Portugal
  • Docente do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL).
  • Doutorada em Educação pela Boston University.
  • Membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do IEUL.
  • Tem estado envolvida na formação inicial e contínua de professores/as de ciências e no desenvolvimento de projetos de investigação em Educação em Ciência em contextos de ensino e aprendizagem formal e não formal, TIC e Educação e Educação Sexual.
  • Coordenadora do GEISEXT (Grupo de Estudos e Investigação em Sexualidade, Educação Sexual e TIC).
Marisalva Fávero
 
Observatório da Sexualidade do Instituto Universitário da Maia (ISMAI). Portugal
  •  Docente do Instituto Superior da Maia (ISMAI).
  •  Doutorada em Psicologia pela Universidade de Salamanca.
  •  Técnica de Educação Sexual desde 1992.
  •  Investigadora na área da “Sexualidade e ciclo vital” e “Agressões sexuais”, na UNIDEP, ISMAI.
  • Coordenadora do Observatório da Sexualidade (Grupo de Estudos e Intervenção em Sexualidade, Saúde Sexual e Educação).
Vera Márcia  Marques Santos
 
Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Brasil – Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC). Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino: Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade UDESC/CNPq e LabEduSex Laboratório Educação e Sexualidade. Brasil.
  • Educadora, pesquisadora e extensionista do Grupo EDUSEX. Coordenadora do Laboratório Educação e Sexualidade – LabEduSex - CEAD/UDESC.
  • Membro dos Grupos de Pesquisas: Formação de Educadores e Educação Sexual (EDUSEX/UDESC) e Grupo de Pesquisa Multiculturalismo, Estudos Indígenas, Africanos e da Diáspora (NEAB/UDESC).
  • Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, com intercâmbio na Universidade de Lisboa - Portugal.
  •  Professora Assistente no CEAD/UDESC.
  • Possui graduação em Pedagogia, habilitação Orientação Educacional (1994), Especialização em Educação Sexual (1997) e Mestrado em Educação e Cultura (2002), ambos pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC.
  • Atua na Educação, com ênfase em Sexualidade Humana e formação de professores, com os temas: Educação Sexual, Sexualidade Humana, Violência Sexual contra crianças e adolescentes, Direitos Humanos e Cidadania e Educação de Jovens e Adultos.
Marta Caseirito
Professora no Agrupamento de Escolas José Afonso -  Portugal
  • Mestre em Educação - Especialidade em Educação e TIC - Universidade de Lisboa
  • Pesquisadora do Grupo GEISEXT – IEUL. Portugal
  • Formadora Acredita em Didática de Informática
Paula Cristina de Almeida Costa
 
Docente do Agrupamento de Escolas nº 4 de Odivelas. Portugal

Tem estado envolvida no des envolvimento de projetos de investigação em Educação em Ciência em contextos de ensino e aprendizagem formal e não formal, TIC e Educação e Educação Sexual

  • Doutorada em Educação, na especialidade de TIC na Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade do de Lisboa - Portugal
  • Membro do Grupo de Estudos e Investigação em Sexualidade, Educação Sexual e TIC - GEISEXT/IEUL
Dulce Mourato
Investigadora GEISEXT – Universidade de Lisboa. Portugal

 Professora do Ensino Básico nas disciplinas técnicas em Cursos de Educação e Formação (CEF).

  • Formadora no âmbito da formação contínua de professores/as (TIC, Educação Sexual, Comunicação, e-Learning) e da formação profissional em empresas (Software de Gestão, Criação de Website, Software Livre).
  • Consultora de Informática (especialidade em Acessibilidade e Ergonomia de Interfaces na óptica do utilizador, Comunicação, Marketing, Benchmarking).
  • Doutorada em Educação, especialidade em TIC e Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Foi tutora de alunos/as de cursos pós graduados do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Membro do GEISEXT (Grupo de Estudos e Investigação em Sexualidade, Educação Sexual e TIC.

 

 
 
 
 
 
 
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