Tecnologias Digitais como mediadoras em questões de ética e sexualidades |
Neste webinar apresentamos dois casos de utilização das Tecnologias Digitais (TD) como artefactos na mediação de questões de ética e sexualidades em contextos educativos formais. Pretendemos que a partir das descrições dos dois cenários de aprendizagem, atualmente em curso, um com alunos e alunas do 3º ciclo do ensino básico e outro com estudantes num mestrado em educação, se inicie e alargue a discussão entre os/as participantes do webinar acerca do papel do uso das TD no estudo e aprofundamento de tópicos em Educação Sexual e Educação para a Saúde. |
Convidados | |
Isabel Chagas Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), Grupo GEISEXT. Portugal Docente do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL). Doutorada em Educação pela Boston University. Membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do IEUL. Tem estado envolvida na formação inicial e contínua de professores/as de ciências e no desenvolvimento de projetos de investigação em Educação em Ciência em contextos de ensino e aprendizagem formal e não formal, TIC e Educação e Educação Sexual. Coordenadora do GEISEXT (Grupo de Estudos e Investigação em Sexualidade, Educação Sexual e TIC)..
|
|
Marta Caseirito Professora no Agrupamento de Escolas José Afonso - Portugal. Mestre em Educação - Especialidade em Educação e TIC - Universidade de Lisboa. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Investigação em Sexualidade, Educação Sexual e TIC - GEISEXT/IEUL. Portugal. Formadora Acreditada em Didática de Informática pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Portugal. Participação Especial: João Nunes Frequenta o 9º ano de escolaridade. Líder Digital do Agrupamento de Escolas José Afonso - Projeto DGE Participa há três anos no projeto Brigadas FormaNet, como aluno tutor e formador. |
|
Dulce Mourato Professora do Ensino Básico nas disciplinas técnicas em Cursos de Educação e Formação (CEF). Doutorada em Educação, especialidade em TIC e Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Formadora no âmbito da formação contínua de professores/as (TIC, Educação Sexual, Comunicação, e-Learning) e da formação profissional em empresas (Software de Gestão, Criação de Website, Software Livre). Consultora de Informática (especialidade em Acessibilidade e Ergonomia de Interfaces na óptica do utilizador, Comunicação, Marketing, Benchmarking). Foi tutora de alunos/as de cursos pós graduados do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Investigação em Sexualidade, Educação Sexual e TIC - GEISEXT/IEUL. |
|
Paula Costa Docente do Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes, Portugal. Doutorada em Educação, na especialidade de TIC na Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade do de Lisboa - Portugal. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Investigação em Sexualidade, Educação Sexual e TIC - GEISEXT/IEUL. Formadora Acredita pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Portugal. Tem estado envolvida no desenvolvimento de projetos de investigação em Educação em Ciência em contextos de ensino e aprendizagem formal e não formal, TIC e Educação e Educação Sexual. Foi tutora de alunos/as de cursos pós graduados do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
Ligações:
- Mural apresentado na webinar
- Atividade Padlet
- Líderes Digitais
- Tiras BD - Seguranet
- Padlet
- SeguraNet. Navegar em segurança
- SeguraNet no youtube
- Miúdos Seguros na Net
- Redes sociais de professores: Um estudo de caso
- Es na Escola – Rede social de professores sobre Educação para a Saúde
- Adolescents’ views regarding uses of social networking websites and texto messaging for adolescente sexual health education
- Young People, Social Media, Social Network Sites and Sexual Health Communication in Australia: “This is Funny, You Should Watch It”
- Histórias e narrativas digitais na educação sexual da infância: possibilidades e limitações
- Pressura: Número XI – Genero y videojuegos
- O game The Sims como catalisador da aprendizagem tecnológica de meninas
- Using games an digital media to engage girls in computing
- Beyond Barbie and mortal combat. New pesrpectives on gender and gaming
Organização |
GEISEXT - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Apoio Técnico |
Dhilma de Freitas |
|
Gabirela Dutra de Carvalho
|
Marisalva Fávero |