Webinar de 14 de abril

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Dia: 14 de abril –  Terça-feira

 

Horário: 17h30 min do Brasil - 21h 30min de Portugal

 

Temática Central: Direitos  Humanos e Diversidades Sexuais na escola.

 

Palestrantes:

 

Simone Ávila -  Doutora em Ciências Humanas. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Identidades de Gênero e  Subjetividades (NIGS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Tema: Diversidade Sexual: olhar sobre a transmasculinidade
 
Resumo:
 
A partir de uma pesquisa multimétodos sobre a emergências de “novas” identidades trans, mais especificamente as transmasculinidades, no Brasil contemporâneo, na qual participaram trinta e três transhomens, com idades entre 18 e 50 anos, majoritariamente brancos, pertencentes às classes alta e média e moradores de regiões urbanas do sudeste e sul do país, o objetivo da comunicação é problematizar as experiências escolares dos mesmos, analisando suas estratégias de resistência no ambiente escolar.  
 
 
 
 

Elisabete Oliveira - Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP. Pesquisadora da ECOS – Comunicação em Sexualidade, onde desenvolve estudos sobre educação em sexualidade, juventude, relações de gênero e diversidade sexual. Integrante da REGES – Rede de Gênero e Educação em Sexualidade.

 

Tema:  Diversidade sexual e educação: experiências assexuais no espaço escolar

 

Resumo: 

A partir do início do século XXI, com o surgimento das comunidades virtuais na internet, o desinteresse pelo sexo – tradicionalmente considerado distúrbio de ordem psicológica ou fisiológica - vem sendo gradativamente identificado como mais uma forma legítima de vivência da sexualidade. Esta mudança de paradigma surge como reivindicação dos próprios indivíduos que se identificam como assexuais. A assexualidade constitui um fenômeno da contemporaneidade, que só se tornou possível com as novas tecnologias de informação e comunicação, sendo também consequência das lutas por reconhecimento e igualdade de outras minorias sexuais e de gênero no cenário público. Trazendo resultados de sua pesquisa de doutorado, a palestrante evidencia a importância do espaço escolar no processo de autoidentificação da assexualidade, bem como sua invisibilidade nos programas de educação sexual escolar, na percepção dos entrevistados na pesquisa.

 

 

Organização:   Celia Regina Rossi - Grupo UNESP 

 

 

 

Apoio Técnico:

 

  Dhilma de Freitas  -  LabEdusex, Edusex /BR e GEISEXT /PT

 

 

 Isabel Chagas -  GEISEXT- IEUL/PT

 

 Marta Caseirito GEISEXT- IEUL/PT

 

 

 

 Dulce Mourato  GEISEXT- IEUL/PT

 

 Marisalva Fávero - ISMAI /PT

 


Vera Marques - LabEduSex - UDESC/ BR

 

Gabriela Maria Dutra Carvalho  - EDUSEX - UDESC/ BR

 

 Luciana Kornatzki - GESE  e LabEdusex/BR

  Graziela Raupp Pereira   -  LabEdusex - UDESC/ BR